sexta-feira, 15 de julho de 2016

Sabia que a estampa de piquenique tem nome?



     Pois é. A famosa estampa de toalha de piquenique tem nome e história. Vamos contar um pouquinho aqui pra vocês. 

    O xadrez chama-se Vichy (pronúncia vichíí) e tem como origem o mesmo nome da cidade francesa, um lugarejo típico e conhecido por sua fabricação de tecidos de algodão para aventais e camisetas com esta mesma padronagem. O tecido é sobretudo de algodão, com sobreposição de xadrezes em tamanho médio, composto por duas cores, preto e branco, azul e branco ou vermelho e branco.

    A estampa ficou popularmente conhecido nos Estados Unidos e entrou para a moda nos anos 40 e 50 nos vestidos, saias rodadas, blusas de babados, biquínis e camisas. O famoso estilo pin-up também usou e abusou do vichy, junto com o tradicional poá.  

    Sua principal musa é a atriz francesa Brigitte Bardot  que imortalizou o traje no filme "E Deus Criou a Mulher", 1956,  ao usar um modelo xadrez vichy cheio de babadinhos. Imprimindo um estilo sensual e ao mesmo tempo juvenil ao tecido, Bardot ainda quebrou todos os paradigmas da moda, quando escolheu este xadrez cheio de charme para ser o tecido do vestido de noiva do seu segundo casamento, com o ator de cinema Jacques Charrier. Desde então, para se ter um certo estilo Bardot de ser, tem que ter vichy.




    Nós gostamos muito dessa padronagem clássica e vira e mexe temos alguma peça na coleção com ela. Atualmente temos um vestido de malha com decote canoa (limitado):



Fonte: Nas entrelinhas


2 comentários:

  1. Adorei saber!! BB ficaria linda mesmo vestindo estopa rsrs, bjs.
    Donna Pepper
    soulsoretro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir