quinta-feira, 4 de agosto de 2016

10 Dicas de como cuidar das suas peças de algodão

(imgem: Will Cotton)

Ahhhh o algodão! Nossa fibra preferida. Quase todas as nossas peças são feitas com algodão, ele é resistente, confortável, fácil manutenção, e muito mais. Mesmo assim para mantê-lo igualzinho por mais tempo é bom seguir algumas recomendações de cuidados.
O algodão é uma fibra natural, portanto, ele sofre algumas mudanças ao longo do tempo, pois todas as fibras naturais têm reações diferentes em cada uso.

Pros
- O algodão é durável 
- O tecido "respira", absorvendo a umidade do suor, por exemplo.
- Não causa alergias, super recomendável para ficar em contato direto com a pele. Por isso se aplica muito bem em roupas infantis e roupas de baixo.
- Garante o conforto
- Cuidados simples
- Aguenta altas temperaturas do ferro de passar

Contras
- O tecido fica bem pesado molhado
- Encolhe se for secado muito rápido
- Amassa facilmente
- Se tingido ou estampado, perde o tom e fica com aspecto envelhecido com o tempo




1) Nas primeiras lavagens recomendamos dissolver bem o sabão em pó, de preferência em água abundante, para só depois mergulhar a peça. Após a lavagem retirar o excesso de sabão com água corrente. O excesso de sabão em pó (devido à agressividade de certos sabões), retira a proteção natural do algodão, bem como o amaciante aplicado durante o processo fabril, o que favorece um prematuro aspecto de envelhecimento à peça.

2) Lave a peça do avesso, assim você protege a estampa e a peça dura mais tempo, economizando dinheiro. 

3) Seque a roupa em temperatura média. Evite o excesso de secagem, que pode fazer sua roupa durar menos ou inclusive, encolher e queimar a fibra.

4) Se usar máquina de secar, tire a roupa assim que secar e já pendure ou dobre. Isso evita que a peça fique muito amassada com vincos que dão mais trabalho na hora de passar.

5) Peças muito delicadas devem ser levadas à mão em água morna e secadas no varal (ou em cima de uma toalha) para arejar.

6) NÃO usar alvejantes a base de cloro.

7) Lavar peças coloridas separadas.

8) Não deixar de molho. Se for muiiito necessário, dissolva bem o sabão.

9) Secar à sombra.

10) Para evitar bolinhas basta utilizar um detergente desenvolvido especificamente para a lavagem de tecidos de algodão, dessa maneira as fibras não romperão com facilidade e os pelos ou bolinhas não surgirão. Mas se o tecido já está com a superfície repleta de pelos ou bolinhas o melhor é utilizar uma escova para removê-las.

Prontinho! Nem é difícil vai?! 


Referências: Faz Fácil







Nenhum comentário:

Postar um comentário